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Cliente é como Biscoito, vai um, vem oito!

Sera???

Tenho dito a meus alunos de Administração, que não estamos mais no tempo do cliente “Biscoito”. Já sabemos os efeitos da queda da atividade econômica sobre nossa base de clientes e sobre a inadimplência, em especial pela dificuldade de crédito e desemprego crescente. Não bastasse isso, os que ficam estão brigando muito mais por preços e vantagens na ora de fechar uma transação.

Este é o cenário propício para que es empresas se voltem ao “Marketing de relacionamento”, segmentando suas carteiras, projetando e adaptando produtos e serviços as necessidades de cada grupo de clientes, em especial aqueles que pretendemos manter a longo prazo.

É hora de considerar esforços em “CRM” para dar base a esta nova estratégia. Veja que digo “Esforços” e não investimentos pois de inicio, sua própria equipe de vendas, devidamente orientada, poderia se debruçar sobre este tema.

Em adicional, recomendo a leitura de “Guia de implementação de Marketing de relacionamento e CRM”, de Roberto Madruga,

Não deixe de considerar esta ideia em seu #Planejamento_estratégico_2016 e, Mande sua contribuição para ibdho@ibdho.com.br,

Boa Semana!

07/09/2015
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