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Como anda o “Engajamento” em sua organização?

Aprofundando o tema para um cliente, encontramos um artigo da Bain & Company (www.bain.com) baseado em pesquisa feita em conjunto com a consultoria pesquisa internacional Netsurvey onde foram analisadas as respostas sobre “Engajamento” de 200 mil funcionários em 40 empresas em 60 países tendo encontrado algumas tendências preocupantes:

1. Os índices de engajamento declinam para o pessoal mais antigo de casa,

2. O engajamento declina para posições inferiores do organograma,

3. O engajamento é menor nas funções de vendas e de serviços.

Sem querem me deter ao quanto isso espelha sua organização ou não, estou de acordo com as sugestões apresentadas para reverter este quadro, buscando uma estabilidade maior e “turn over” mais baixo nestes tempos de dificuldade de contratação e retenção. São elas:

a) São os supervisores de linha, não o pessoal de RH, que devem estar encarregados de manter o engajamento,
b) Ninguem nasceu sabendo, os supervisores têm direito a preparação para manter diálogos sinceros com as equipes,
c) As equipes precisam estar mais perto dos clientes,
d) Táticas de engajamento devem ser adaptados para diferentes segmentos de empregados,
e) Precisamos priorizar o diálogo, e não as métricas;

Mais uma vez vale reafirmar que não existe receita de bolo, devendo cada organização conhecer melhor seus “gap´s” de engajamento para depois traçar metas e estrategias mais adequadas. O importante e estar sempre atento ao assunto.

Veja a materia completa, inclusive graficos muito elucidativos em www.bain.com,

Forte abraço,

Eng. Roberto Carlos

28/01/2014
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